16 de mai. de 2010

Um pouco sobre Linux e sua presença na esfera contábil

   O Linux com suas diversas variações, chamadas distribuições, tornou-se muito evidente entre os grande público através dos programas de inclusão digital e incentivos fiscais na área informática promovidos pelo governo federal. Passamos com isso, a ver no mercado computadores e notebooks sendo vendidos com o Linux instalado; mas que infelizmente muitos por falta de interesse e/ou desconhecimento terminam formatando a máquina e colocando uma versão windows que na maioria das vezes é pirata.

    Como tudo na vida, só podemos criticar aquilo que conhecemos e com o Linux também não é diferente. Como usuário do bom e velho Linux desde 2003, passei inicialmente por uma experiência inicial frustrante com o Slackware (não desmerecendo mas para um Newbie realmente não era fácil), depois usei distribuições mais amigáveis como o Kurumin Linux, Kalango, Kubuntu e por fim Ubuntu (eu sei virei um Debian Like rs) e hoje posso mencionar as muitas vantages do Linux e também apontar críticas (ninguém é perfeito). Não quero aqui apontar o Sistema Operacional perfeito, pois isso depende muito de cada indivíduo e suas necessidades, mas quero levantar a bandeira de que o Linux pode ser uma alternativa viável tanto em termos de produtividade no trabalho ou mesmo no uso doméstico.

    Mesmo existindo ainda um mercado muito limitado de Sistemas de contabilidade para Linux, acredito que o linux ainda é uma grande opção para escritórios de contabilidade, pois resolve alguns problemas cruciais como o fim de máquinas infectadas por vírus e um melhor aproveitamento dos computadores existentes porque a cada versão de windows instalada, os usuários são automaticamente obrigados a adquirir novos computadores para  poder ter um produtividade aceitável. Com o linux podemos  usufruir de um Sistema Operacional constantemente atualizado sem precisar trocar de computador. Vale salientar ainda que a própria Receita Federal tem disponibilizado diversos versões de seus aplicativos em Linux e um exemplo disso é o SPED com as versões da ECD e da EFD em versões Linux.  Isso é só a ponta do iceberg, futuramente comentarei mais sobre as vantagens do linux na esfera contábil.

    Então fica a minha deixa, conheçam o Linux, façam seus testes e daí analisem! Uma boa sugestão é o Big Linux que não precisa instalar, roda direto do CD:

DOWNLOAD:

    No site acima, encontrará informações de como baixar e gravar em CD para poder usar o Big Linux.

    Para iniciar o Big Linux, coloque o CD na sua unidade de cd-rom, reinicie o computador, pressione DEL (ou F8 em algumas máquinas) para entrar na BIOS, procure ADVANCED SETTINGS e em FIRST BOOT altere (usando mais ou menos) para CD-ROM e em SECOND BOOT deixe HDD. Esse caminho pode variar de um máquina para outra, mas basta procurar a sessão de definição de inicialização (BOOT), pois o resto do procedimento é semelhante.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não vejo o Linux como boa opção para o ramo contábil pois não vejo empresas nacionais que desenvolvem programas para o Linux para os diversos segmentos contábeis (rh, fiscal, contábil, etc) que manteem atualizados conforme as mudanças na legislação (federal, estadual e municipal) - cada vez mais frequentes, resultando em obrigações com prazos cada vez mais curtos.
Pode até ser - com várias restrições, para o caso de "terminais burros" (mas ainda alguns programas da CEF pedem uso de disquetes - em 2010!), mas servidores com Windows, ou ainda, em máquinas virtuais rodando o Windows - o que requer de qualquer forma uma licença do Windows.
Para piorar, o usuário típico que trabalha com contabilidade já "apanha" com o Windows, seja com limitações de conhecimentos básicos de informática, ou por programas dos governos malfeitos... imagina com o Linux... :-(

Alexsandro disse...

É o avanço do linux na esfera contábil tem sido muito lento. Esse processo tem que ser impulsionado por uma mudança cultural por dos empresários no sentido de melhor compreender a TI para tomar decisões mais embasadas sobre que ferramentas utilizar e não apenas confiar cegamente no "rapaz da informática".
Bom, Sistemas Contábeis nativos para Linux existem algumas soluções, mas são poucas.
Mas quem sabe isso muda... só o tempo dirá.

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Comentaristas obsessivos compulsivos serão ignorados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons