31 de mai. de 2010

Novo valor justo americano coloca convergência em risco

“Contabilidade: Proposta prevê ampliação do uso da marcação a mercado, o que aumentará a lacuna entre regras dos EUA e internacionais.

Novo valor justo americano coloca convergência em risco

Por Rachel Sanderson, Financial Times, de Londres
28/05/2010

Bob Herz, presidente o Conselho de Padrões de Contabilidade Financeira (Fasb), dos Estados Unidos, enfim, apresentou suas ideias sobre uma das questões mais controvertidas dos últimos dois anos: o da contabilização de instrumentos financeiros e uso do valor justo.

Sua resposta parece destinada a manter a questão tão polêmica quanto o era no calor da crise. Como diz Herz, ex-sócio da auditoria PwC nos EUA, ‘no geral, há mais valor justo’ nessa nova proposta do que era padrão nas regras americanas e do que prevê as normas internacionais de contabilidade (IFRS).

O valor justo – que significa contabilizar os instrumentos financeiros valendo-se do valor de mercado – dos produtos complexos que compõem grande parte dos balanços dos bancos de investimento foi, é claro, um dos campos de batalha no recente desmoronamento dos mercados.

Os críticos, como o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e muitas autoridades reguladoras, atribuem a culpa da extrema instabilidade dos mercados ao método de avaliar os preços de ativos e passivos pelos preços de mercado vigentes.

Os defensores, como o Goldman Sachs e uma série de poderosos fundos mútuos e previdenciários dos Estados Unidos, argumentam que avaliar os ativos e créditos pelos preços de mercado está no melhor interesse dos investidores, por proporcionar a visão mais clara sobre o valor da companhia.

Herz parece ter ficado do lado dos investidores nesse argumento. Pelas propostas do Fasb, apresentadas anteontem, a avaliação de instrumentos financeiros será simplificada, mas haverá mais uso do valor justo do que nas normas americanas atuais ou do que em qualquer outro momento dos últimos anos.

Os créditos hipotecários, empresariais e ao consumidor geralmente são calculados pelo custo amortizado – método de avaliação de longo prazo e mais estável – pelas regras internacionais e americanas. O novo plano dos EUA exigiria que esses empréstimos sejam contabilizados pelo valor justo.

O custo amortizado apareceria como uma linha separada do balanço – certo consolo para os críticos do valor justo. Para os ativos financeiros que são mantidos com objetivo de receber juros e principal, o balanço teria de informar tanto o valor justo como o custo amortizado.

Os passivos financeiros seriam contabilizados de forma similar aos ativos.

Herz admite que o uso amplo do valor justo fará com que seu nome seja condenado em algumas partes. Reguladores e bancos de varejo com pequenas operações de negociação de valores mobiliários ‘não serão muito receptivos’ sobre sua proposta de valor justo para os empréstimos, diz Herz.

A posição do Fasb também entra em confronto com a do Iasb, com quem tenta convergir. O órgão que determina as regras contábeis da maior parte do mundo, mas não dos EUA, propôs contabilizar pelo valor justo um número bem menor de instrumentos financeiros e um número maior pelo custo amortizado. Tendo em vista que a Comissão Europeia mostrou certa oposição à proposta do Iasb – argumentando que ainda há uso demasiado do valor justo – parece certo que os políticos e reguladores europeus terão uma opinião ainda mais crítica sobre o plano do Fasb.

A conclusão mais óbvia é a de que as chances de convergência das normas do Fasb e Iasb a tempo do prazo estimulado pelo G-20, grupo dos 20 países mais industrializados, em junho de 2011, parecem frágeis.

Por meses, o Fasb e Iasb deram a impressão de andar em direções opostas. Mas isso ocorreu a portas fechadas, onde era difícil, se não impossível, que investidores, reguladores, contadores e executivos – os verdadeiros clientes das normas contábeis – pudessem se envolver.

Ao trazer o conflito para terreno aberto, Herz pode ter proporcionado um último incentivo ao processo de convergência. Agora, cabe a todas as partes interessadas se certificarem de que não desperdiçarão a chance de um debate mais amplo.”

Fonte: Valor Econômico

Dunga e o combate às drogas

Enquanto isso um grupo de amigos, em Campo Grande-MS:
Dunga também da a sua contribuição às campanhas de combate às drogas.

FONTE: Sedentario.org

VI Workshop GESITI e Evento Acoplado II GESITI/Saúde


Objetivo do VI Workshop GESITI: Promover o encontro de pesquisadores, educadores, empresários e gerentes de vários segmentos como Gestão, Sistemas e Tecnologias de Informação e outras objetivando a troca de experiências entre esses, o qual exige um enfoque integrado de capacitação, pesquisa e aplicações, resultando na própria atualização profissional dos participantes. Além da atualização profissional e contatos dos participantes e comunidade interessada, o evento tem, devido sua pluralidade, potencial para se tornar um foco gerador de “spin off”.
Público Alvo: Empresários, consultores e profissionais vinculados à Gestão de Organizações, profissionais de TI e Informática, professores, pesquisadores e outros interessados no tema.

Resultados Esperados: Com a participação dos envolvidos (patrocinadores, fomento, apoio institucional, palestrantes, comitês organizador, de programa, apoio e finanças), em conjunto com o CTI, cria-se a condição sinergética necessária para a contribuição na disseminação das pesquisas, desenvolvimento e gestão dos SI e TI por eles realizados, bem como uma oportunidade de estimular a cooperação científica, tecnológica e gestão empresarial entre os diferentes setores que estarão representados no evento.

Saiba mais sobre o evento: Grade de palestras / Inscrição / Hospedagem.

Saiba mais sobre o GESITI:  gesiti

29 de mai. de 2010

Ciências Contábeis, perspectivas e mercado de trabalho

     Encontrei uma ótima matéria no Guia de Carreiras do G1 sobre o curso de Ciências Contábeis. Aproveitei e decidi reproduzir aqui no blog para ficar como um guia para os “novatos” na contabilidade ou para aqueles que estão pensando em desbravá-la. Boa leitura!

Contábeis tem mercado de trabalho diversificado e boa empregabilidade

BG_FIPE Lei exige que toda empresa tenha um contador.
País conta com 5,1 milhões de unidades, e 200 mil profissionais.
Gostar de matemática e ser bom nas ciências exatas não são requisitos obrigatórios para ser um contador, garantem profissionais da área. Ter raciocínio lógico e saber se comunicar bem são características que se encaixam melhor no perfil do profissional de ciências contábeis, tema do Guia de Carreiras desta semana.
Nesta reportagem, você vai saber mais sobre as principais áreas de atuação e as que geram mais emprego. Leia também uma entrevista com Antoninho Marmo Trevisan, dono de umas das maiores empresas de contabilidade do país, com 16 escritórios no Brasil.
O contador é a pessoa responsável por fazer o registro contábil de uma empresa, acompanhar os dados e indicar qual regime tributário a instituição deve seguir, orientando o pagamento de impostos e a divisão de recursos entre os sócios.
Profissional obrigatório em todas as empresas do país, das micro aos grandes conglomerados, o contador tem um mercado de trabalho que hoje conta com 5,1 milhões de entidades no país. Dessas, 98% são micro e pequenas, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
As possibilidades de emprego são bem maiores que o tamanho da categoria que possui cerca de 200 mil bacharéis atuando na área, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “É um dos melhores mercados de trabalho. Melhor que administração e economia, que são áreas afins”, afirma a professora Christianne Calado Vieira de Melo, coordenadora do curso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Segundo ela, muitos dos alunos já terminam o curso empregados.
As áreas de atuação são diversificadas e oferecem diversas possibilidades. O estudante pode optar por abrir seu próprio escritório, atuar em empresas ou tentar um concurso público. Veja as opções no infográfico abaixo.

Cursos de educação a distância gratuitos

Cursos de EAD ofertados por diversas instituições do Brasil de forma gratuita e para qualquer região do Brasil. Os cursos ofertados são em diversas áreas como finanças, informática, educação e etc.

Curso de Criação de Atividades
     Curso gratuito do Site de Dicas, que ensina como criar atividades para sala de aula ou eventos recreativos.

Serviço Nacional Aprendizagem Industrial (Senai)
Senai - Cursos gratuitos à distância.
     O SENAI oferece cursos gratuitos a distância sobre temas transversais que desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais. Os temas disponíveis atualmente são: Educação Ambiental, Empreendedorismo, Legislação Trabalhista, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação e Comunicação.
     Os cursos estão sendo oferecidos em duas formas a distância: on-line (conectado a internet) ou com material impresso (MDI).
     Para todos os cursos são oeferecios certificados. 

Projeto Cidadania Digital
     A CDL-BH está oferecendo cursos online gratuitos nas áreas de comércio e servicos. Sao mais de 20 cursos disponíveis. Matricule-se já, as vagas sao limitadas.
Alguns cursos:
WebDesign, Auxiliar de Escritório, Operador de Telemarketing, Introdução às Praticas Administrativas, etc.

 A Fundação Getulio Vargas – FGV
     A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet. O FGV Online disponibiliza diversos cursos: A carga horária é variada. Veja as opções disponíves, abaixo.

  • Tópicos temáticos introdutórios na área de Gestão Empresarial - carga horária de 5h

Balanced Scorecard (novo!)
Conceitos e Princípios Fundamentais do Direito Tributário (novo!)
Consultoria em Investimentos Financeiros - Intermediação Financeira (novo!)
Direito do Trabalho - Contratação do Trabalhador (novo!)
Fundamentos da Gestão de Custos (novo!)
Gestão de Pessoas - Motivação nas Organizações (novo!)
Processo de Comunicação e Comunicação Institucional (novo!)
Estratégia de Empresas - Introdução à Administração Estratégica
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - História da Questão Ambiental
Gestão de Marketing - Produto, Marca, Novos Produtos e Serviços
Gestão da Tecnologia da Informação - TI nas Organizações: Estratégia e Conceitos
Técnicas de Gerência de Projetos - Gerenciamento do Escopo do Projeto

  • Tópicos temáticos introdutórios na área de Metodologia - carga horária de 5h

Metodologia de Pesquisa - Conhecimento, saber e ciência
Metodologia do Ensino Superior - Universidade e Sociedade

  • Cursos em áreas de conhecimento diversas - carga horária de 15h

Ciência e Tecnologia
Diversidade na Organização
Ética Empresarial
Recursos Humanos

  • Cursos para professores do Ensino Médio - carga horária de 30h

Filosofia
Sociologia

Mini Cursos do Prof. Marins
Três mini-cursos gratuitos para assistir diretamente no seu computador.
. Os Desadios da Empresa para o Século XXI
. Vencendo o Medo de Vencer
. Força da Motivação para Desenvolvimento Pessoal-Profissional

BBC - Brasil
Seção do site da BBC Brasil, para ensino da lingua inglêsa.

BBC Brasil - Learning English for Teachers 
Para professores; confira o site especial para quem ensina inglês.

Centro de Integração Empresa Escola - CIEE
Programa de educação à distância.
Dezenas de Cursos profissionalizantes, todos gratuitos.

Eis alguns Destaques:


Produção de Textos
Relacionamento Interpessoal
Dinâmicas e Teste
Atualização Gramatical
Resolução de Problemas
Inglês
Entrevista: Como Encarar
Atitude Empreendedora
Cidadania e meio-ambiente
E ainda:
Access, Word. Powerpoint, Excel, e Outros.

FONTE: Site de dicas UOL

28 de mai. de 2010

Ubuntu 10.04 e o acesso à internet em modem roteado

Numa postagem anterior foi explicado como rotear um modem D-Link DSL-500B para usar no Velox. Depois desse procedimento a navegação no windows continuou perfeita, mas no ubuntu não. Pesquisando no fórum oficial do Ubuntu, descobri a solução: ative o DHCP! Sem nenhuma chuva de termos técnicos, vamos logo ao que interessa.

Abra o terminal e digite:

sudo gedit /etc/network/interfaces

E no final do arquivo no parâmetro iface eth0 inet manual, altere para iface eth0 inet dhcp  (conforme imagem).


Salve o arquivo e reinicie o Ubuntu. Com isso o sistema acessará a internet automaticamente sem qualquer problema!

Fonte: Ubuntu Forum

22 de mai. de 2010

SPED Contábil exige cuidados

O SPED visa integrar os dados dos contribuintes aos fiscos municipais, estaduais e federal mediante o compartilhamento dos elementos contábeis e fiscais

No próximo dia 30 de junho, as empresas optantes do Lucro Real terão de transmitir, em versão digital, os livros contábeis (Diário; Razão; e Balancetes) para a Receita Federal. Trata-se da Escrituração Contábil Digital - ECD, também chamada de SPED-Contábil.

Untitled-2Com essas medidas, a Receita Federal pretende ter uma análise mais detalhada da movimentação contábil das empresas. Por isso mesmo, o empresário precisa ser cuidadoso com os dados que enviar. A consistência dessas informações é a que inspira mais cuidados.

O SPED visa integrar os dados dos contribuintes aos fiscos municipais, estaduais e federal mediante o compartilhamento dos elementos contábeis e fiscais. Se algum dado do SPED Contábil, por exemplo, estiver diferente do que foi informado à Previdência, a empresa pode ser autuada. Por isso, todo cuidado é pouco. Com tudo eletrônicos, nem é preciso a presença do fiscal para checar os números. Os cruzamentos são feitos automaticamente e, se for o caso, a multa é aplicada e chega pelo correio.

A transformação da escrituração contábil via arquivo eletrônico tem suas vantagens. A principal delas, sem dúvidas, é a eliminação de documentos redundantes dos contribuintes às autoridades tributárias; desmaterialização dos livros contábeis e fiscais, eliminando gastos com impressão e ocupação de espaços para armazenamento e mais segurança na circulação dos dados.

Agora, na reta final para o envio das informações contábeis, a recomendação é para que as empresas confiram atentamente tudo o que for gerado por meio dos livros contábeis e fiscais, tais como diário geral e razão contábil, Balanço Patrimonial impressos e Livros Fiscais; e que façam testes para checar as bases de documento dos sistemas e assegurem, mediante a aplicação desses exames de validação, o tratamento dos ajustes necessários.

Por fim, um lembrete também importante é muita atenção quanto ao prazo de entrega dos dados. A cada mês de atraso, a multa será de R$ 5 mil.

Jornere D. S. Tanajura - é sócio da Terco Grant Thornton, onde atua na área de TAX.

Fonte: administradores.com.br

16 de mai. de 2010

Um pouco sobre Linux e sua presença na esfera contábil

   O Linux com suas diversas variações, chamadas distribuições, tornou-se muito evidente entre os grande público através dos programas de inclusão digital e incentivos fiscais na área informática promovidos pelo governo federal. Passamos com isso, a ver no mercado computadores e notebooks sendo vendidos com o Linux instalado; mas que infelizmente muitos por falta de interesse e/ou desconhecimento terminam formatando a máquina e colocando uma versão windows que na maioria das vezes é pirata.

    Como tudo na vida, só podemos criticar aquilo que conhecemos e com o Linux também não é diferente. Como usuário do bom e velho Linux desde 2003, passei inicialmente por uma experiência inicial frustrante com o Slackware (não desmerecendo mas para um Newbie realmente não era fácil), depois usei distribuições mais amigáveis como o Kurumin Linux, Kalango, Kubuntu e por fim Ubuntu (eu sei virei um Debian Like rs) e hoje posso mencionar as muitas vantages do Linux e também apontar críticas (ninguém é perfeito). Não quero aqui apontar o Sistema Operacional perfeito, pois isso depende muito de cada indivíduo e suas necessidades, mas quero levantar a bandeira de que o Linux pode ser uma alternativa viável tanto em termos de produtividade no trabalho ou mesmo no uso doméstico.

10 de mai. de 2010

Como rotear o modem DSL-500B para Velox

Usando o bom e velho google acabei encontrando uma solução sensacional para quem usa ADSL com Velox. Aplicando as configurações que serão explicadas a seguir, será possivel habilitar seu modem adsl para fazer autenticação automática, não precisando mais de qualquer intervenção de aplicativo ou mesmo intervenção humana. Ficará no esquema ligar o PC e navegar. Vamos lá, mãos a obra!

  1. Abra uma página do seu navegador de internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox ou outro) e digite http://192.168.254.254 em sua barra de endereços. Abrirá uma caixa de diálogo pedindo nome de usuário e senha. Em nome de usuário digite: TMAR#DLKT20060205 e em senha: DLKT20060205.
  2. Após abrir a interface de acesso ao roteador, na coluna � esquerda da página clique em Advanced Setup e em seguida em WAN.
  3. Se houver alguma configuração pré-definida, clique no quadradinho da coluna Remove e em seguida clique no botão Remove.
  4. Clique em Add.
  5. Em ATM PVC Configuration, você deve possuir os dados de seu serviço de internet para completar as colunas VPI e VCI. No caso do VELOX, os dados a serem inserido são VPI: 0 e VCI: 33. Em Service Category, selecione UBR Without PCR. Selecione também o quadradinho de Enable Quality of Service. Em seguida, clique em NEXT.
  6. Em Connection Type, selecione PPP over Ethernet (PPPoE) e em Encapsulation Mode selecione LLC/SNAP-BRIDGING. Em seguida, clique em NEXT.
  7. Em PPP username, digite o seu login fornecido pelo seu provedor de internet neste formato: login@provedor.com.br. (Números de Velox Empresarial) Em PPP Password, digite a sua senha escolhida para sua conta no provedor. Em PPPoE Service Name, não é necessário alterar nada. em Authentication Mode, selecione AUTO. Não selecione nenhuma das outras opções abaixo de Authentication Mode (Manual connect, Dial on demand etc). Em seguida, clique em NEXT.
  8. Em Network Address Translation Settings, selecione Enable NAT e desmarque a opção Enable Firewall, se você já possui um firewall instalado em sua máquina. Se não, mantenha esta opção ativada. Em Enable IGMP Multicast, and WAN Service, selecione Enable IGMP Multicast e Enable WAN Service. Em Service Name, não altere nada. Clique em NEXT.
  9. Em WAN SetupSummary, confira todos os dados mostrados com os dados inseridos por você ao longo destes passos.
  • VPI/VCI : 0/33
  • Connection Type: PPPoE
  • Service Name: pppoe_0_33_1
  • Service Category: UBR
  • IP Address: Automatically Assigned
  • Service State: Enabled
  • NAT: Enabled
  • Firewall: Enabled
  • IGMP Multicast: Enabled
  • Quality of Service: Enabled

Em seguida, clique em Save.

Você retornará para a página Wide Area Network (WAN) Setup. Seu modem foi roteado e conectar-se-á sozinho sempre que o mesmo for ligado. Para completar o roteamento, clique em Save/Reboot. Após o seu modem ter se reiniciado, volte a esta página de configuração (Wide Area Network (WAN) Setup) e verifique se em Status está escrito UP. Se afirmativo, você já está conectado internet.

FONTE: Talk2lurch

4 de mai. de 2010

CPC x IFRS x NBC

Para facilitar a atividade de pesquisa e estudo, compilei essa planilha listando todos os CPCs, ICPCs e OCPCs e seus respectivos correpondentes na normas internacionais (IFRS) e nas normas brasileiras de contabilidade emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade. E cada um deles estão disponíveis para download em versão PDF.
Planilha na íntegra para download:

3 de mai. de 2010

Contabilidade é a base da empresa

Por Adão de Matos Junior e Geuma Campos Nascimento , Administradores.com.br

Depois dos escândalos de fraudes contábeis de grandes empresas internacionais em seus balanços patrimoniais, nunca a assinatura de um contador teve tanta repercussão e importância na história mundial. Na realidade, os governos e as lideranças empresariais devem analisar as demonstrações financeiras de forma mais atenciosa e analítica – é que efeitos das práticas contábeis, ao contrário do se imagina, são, sobretudo, financeiros e não meramente contábeis.

O Brasil não podia permanecer com práticas contábeis que dificultassem a análise global, pois estamos nos tornando cada dia mais uma potência e nos destacando no cenário internacional. Sendo assim, tornou-se imprescindível a adaptação das normas e regras contábeis ao padrão IFRS (International Financial Reporting Standards).

A Lei 11.638/07 não apenas gerou alterações nos padrões, mas também trouxe aos profissionais contábeis novas oportunidades, importância e responsabilidades. Esta Lei não deverá ser tratada como uma nova norma e sim um marco entre os antigos contadores e os novos profissionais. Ela tem o objetivo de acrescentar olhares diferentes às suas atuais funções e um grande horizonte no futuro das corporações. O sistema ganhou uma complexidade tremenda.

2 de mai. de 2010

Palestra: Estudo Prático do SPED

palestra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons