Financial Web – 26/03/2010
Por Pedro Bicudo
Muito se fala dos custos da TI. Eu mesmo já escrevi aqui sobre o apetite voraz, insaciável, da demanda por recursos, sistemas e projetos de TI. Há vários motivos para isso, mas a principal pergunta deveria ser feita é: a IT produz o máximo que pode?
Não estamos falando de esforço, ou seja, se as pessoas de TI trabalham muito. Estamos falando de resultados, se a TI produz o máximo resultado que pode produzir com os recursos que tem.
Na maioria das vezes o CFO só se interessa em conhecer o ERP, mas na verdade, existem quatro “mega” sistemas que toda empresa precisa ter, mas que muitas vezes não existem ou estão mal aplicados na empresa:
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ERP
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CRM
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SCM
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PLM
ERP – Enterprise Resource Planing é um sistema integrado para planejamento dos recursos necessários para a produção dos bens e serviços que uma empresa entrega. O modelo basicamente consiste em partir de uma estimativa de demanda ou vendas, e alimentar os três níveis de planejamento: o estratégico, o de produção e o operacional, sendo que o primeiro gera como resultado os planos de aquisição e expansão da capacidade (aquisições, construções, contratações e investimentos); o segundo gera os planos de médio prazo: otimização da capacidade produtiva e compra de materiais para abastecimento da produção; enquanto que o terceiro gera o plano de operações diárias: consumo do estoque, seqüenciamento de produção, abastecimento de linha, etc. Esses planos são transformados em orçamentos (budget) que autorizam/impedem o consumo dos recursos (compras, contratações, gastos, projetos, etc.). No ERP ocorrem todas as transações financeiras da empresa, e estas são contabilizadas, agilizando a criação dos relatórios e controles financeiros. O ERP reduz fraudes, ajuda a identificar custos, normaliza os processos administrativos e “põe ordem na casa”, por isso é tão desejado e admirado pelos CFOs.
CRM – Customer Relationship Management, é o sistema de gerenciamento de clientes e vendas. Registra todas as transações com clientes, principalmente as não financeiras (que portanto, não estão no ERP), são os contatos pré-venda e pós-venda, alem dos registros de reclamação, pedidos de serviço, e outras interações humanas. O registro dos contatos, organizado em cima de um workflow de vendas, acelera o processo comercial e aumenta a sua eficácia. O processo é basicamente identificar oportunidades, fazer oferta, negociar, fechar a venda e atender o cliente. O sistema identifica padrões e sugere contatos, ações e campanhas ou, resumidamente: quem usa bem o CRM vende mais.
SCM – Supply Chain Management, são os sistemas de abastecimento e distribuição, muitas vezes chamados de logística. Suas informações não são relativas a transações humanas como no CRM, e nem transações financeiras como no ERP. Tratam das operações de transporte, estocagem, gerenciamento de armazém, movimentação, recebimento e entrega. Respondem onde está a produto, quanto tempo demora para chegar ou entregar, e de quebra registram padrões e aplicam complexos algoritmos de simulação para reduzir os tempos de movimentação e os volumes de estoques. Em resumo, quem usam bem o SCM faz as coisas mais rapidamente que a concorrência.
PLM – Product Lifecycle Management, atende ao processo de desenvolvimento de produtos. Aqui incluem-se sistemas de gerenciamento de projetos, sistemas de engenharia (CAD e derivados), sistemas de documentação e sistemas de gestão de portfólios. Tratam as informações como a árvore de componentes do produto, linha de pesquisa farmacêutica, técnicas de simulação de uso, e centenas de outras ferramentas de engenharia e pesquisa científica, alinhadas com as mais avançadas metodologias de pesquisa de mercado, análise de tendências, design e definição de necessidades de mercado. Quem usa bem o PLM tem os produtos mais apreciados no mercado.
A maioria das pessoas só lembra do ERP quando falamos de sistemas corporativos, porém, os outros três “mega” sistemas são tão grandes, complexos e importantes para a empresa quanto o ERP. Além, é claro, de que devem ser integrados para melhor resultado.
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